Informativos

Por trás da impressão: como cuidar dos cartuchos e dos toners?

Impressoras precisam de cuidados constantes, tais como limpeza e manutenção. Mas não é apenas o equipamento que precisa de cuidados: os cartuchos e toners também. Preparamos algumas dicas especiais para auxilar na conservação dos seus cartuchos de tinta e toner e garantir que sua impressão alcance o máximo de qualidade.

Maq-Larem

Cartuchos de tinta

São utilizados nos modelos que fazem impressão usando jato de tinta. Sua unidade pode ser adquirida original, remanufaturada ou compatível, sendo bastante sensível em sua manipulação.

Para assegurar o bom estado de um cartucho, você deve:

  1. Conservar fechado e lacrado na embalagem original até o uso. Isso impede o ressecamento da tinta;
  2. Cuidado com a temperatura: não é recomendado armazenar esses produtos em locais quentes. Eles precisam ficar em ambientes sem incidência direta de luz e arejados;
  3. Ao retirar o cartucho da impressora, para manutenção ou por outro motivo, é importante fazer isso rapidamente e não deixar o material aberto fora do equipamento;
  4. Lembre-se de não tocar na placa do cartucho, evitando sujar ou até mesmo inutilizar o material;
  5. Sempre desligue a impressora antes de remover ou trocar qualquer componente, evitando danos ao equipamento e aos materiais internos.

Toner

Por outro lado, o toner é o pó alojado dentro do cartucho e que também pode ser encontrado original, remanufaturado e compatível. Basicamente, ele funciona através de um processo que envolve fricção, cargas magnéticas e calor.

Geralmente utilizado nos modelos de impressão a laser, ele é excelente para as empresas ou usuários com grande demanda de impressão.

Os cuidados recomendados para os toners são:

  1. Evite quedas, atritos e choques que possam danificar a parte externa ou interna do cilindro;
  2. Mantenha o toner longe da luz, pois a tinta é sensível ao calor e luminosidade;
  3. Não é aconselhável armazenar por muito tempo o toner sem uso, evitando o ressecamento da tinta;
  4. Evite retirar o cilindro com a impressora ligada;
  5. Sempre que recomendado, execute a limpeza automática da impressora;
  6. Tenha cuidado ao retirar papéis atolados do equipamento. A melhor forma de fazer isso sem prejudicar o toner ou outras peças da impressora é desligá-la, retirar o toner e, então, o papel. Ao fazer isso, lembre-se de não deixar o cilindro em contato com a luz.

Para mais informações sobre cuidados e conservação, é importante você consultar as recomendações do fabricante ou, no caso dos cartuchos remanufaturados, da empresa responsável pelo serviço.

A solução para empresas sem tempo disponível

O Outsourcing de Impressão e o aluguel de impressoras são excelentes opções para negócios que possuem demanda de impressão, mas não dispõem de tempo e espaço para isso ou que desejam reduzir os custos com esse tipo de processo. Nessas alternativas, a empresa contratada se encarregará dos cuidados com a impressora e conservação dos materiais de impressão.

Para mais informações sobre os benefícios desses serviços, confira mais sobre o conteúdo da Maq-Larem.

WhatsApp chat